sábado, 6 de outubro de 2007

4º Trim./2007 - Lição 1 - O Significado da Palavra Caráter

A palavra CARÁTER do grego , segundo o Dicionário Aurélio, possui muitos e abrangentes significados. Dentre eles destacamos os seguintes:

1º) ESPECIALIDADE, especificidade; cunho, MARCA.

2º) QUALIDADE inerente a uma pessoa, animal ou coisa; o que os distingue de outra pessoa, animal ou coisa.

3º) O conjunto dos TRAÇOS PARTICULARES, o modo de ser de um indivíduo, ou de um grupo; índole, NATUREZA, temperamento


- Com isso, poderíamos desenvolver o tema de nossa primeira lição, em diversas outras formas.

Poderíamos transcrevê-la como:

A ESPECIALIDADE ou MARCA DAS PROMESSAS DE DEUS – Especialidade, fala da FORMA ESPECIAL, de como Deus planejou e nos outorgou as suas promessas. Jo. 3.16Deus amou o mundo de uma TAL MANEIRA... – De uma maneira especial, ele executou a promessa da redenção.

A QUALIDADE DAS PROMESSAS DE DEUS – Qualidade, claro que tratando-se de Deus é uma boa qualidade, dos projetos de Deus. As promessas de Deus, não são promessas vagas e ou sem sentido ou sem a certeza de que haverá o cumprimento dessas promessas. Is. 55.11Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará...” – Prosperará, fala de que terá efeito, será executada.

OS TRAÇOS PARTICULARES DAS PROMESSAS DE DEUS – Traços Particulares, fala também da PECULIARIDADE, daquilo que só é encontrado nas promessas feitas por Deus, pois ninguém que faça uma promessa, a poderá cumprir à risca, sem desvios ou sem atropelos ou sem falta. 2 Pe. 3.9Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada, pelo contrário, Ele é longânimo para ...” – Mesmo que a promessa de castigo para um mundo perverso, pareça que não vai se cumprir, isto ocorre porque Ele é longânimo, aguardando o arrependimento dos homens.

Um comentário:

Eduardo Neves disse...

A Paz do Senhor Jesus Cristo!

Venho por meio desta solicitar orações em favor de nosso irmão em Cristo *Joaquim da Costa Pinto, que encontra-se com problemas de saúde. Nosso irmão atravessa por momentos difíceis, conto com todos neste clamor ao nosso Senhor.

Comunicai com os santos nas suas necessidades... Rm 12.13

Yaweh Rafá. Amém.
Eduardo Neves.