sábado, 13 de outubro de 2007

4º Trim./2007 - Lição 2 - I. Entendendo a Soberania de Deus.

I. ENTENDENDO A SOBERANIA DE DEUS.

1. Deus é soberano em seus atributos.

Duas palavras, neste tópico devem ser analisadas:

Soberano - [Do lat. vulg. superanu, 'que está de cima'.] – Seg. Aurélio - Que detém poder ou autoridade suprema, sem restrição nem neutralização; Dominador, poderoso; Supremo, absoluto. Adjetivos que retratam bem a Deus como o Soberano criador do céu e da Terra.

Atributo – [Do Lat. Attributu] – Seg. Aurélio - Aquilo que é próprio de um ser; Característica, qualitativa ou quantitativa.

Neste ponto destacam-se algumas referências do COMENTARISTA, com relação aos atributos de Deus. São eles:

Eternidade - Infinito: “O que não tem fim” - Não finito; sem fim, termo ou limite; infindo: de duração, Inumerável, incalculável, incontável.

No caso de Deus, como sendo Ele infinito, atribui-se também o fato de que Ele não foi criado, mas é criador de todas as coisas: Is. 43.13a “ainda antes que houvesse dia, Eu sou...” e Is. 66.2a “Porque a minha mão fez todas as coisas, e todas vieram a existir”, fala da pré-existência de Deus.


Onipresente: Se pesquisado nos dicionários da língua portuguesa, irá referenciar a palavra: UBÍQUO.

Apesar dos homens terem dificuldade de entender a onipresença de Deus, esta característica, também particular, lhe dá o poder de conhecer todos os pontos do universo, seja físico ou espiritual ao mesmo tempo. Pv. 15.3 “Os olhos do Senhor estão em todo o lugar...” e Jr. 23.24 “Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? ...porventura, não encho Eu os céus e a terra?”


Onisciente – Seg. Aurélio – O que sabe tudo ou todas as coisas.

Este atributo de Deus permite-lhe conhecer e saber todas as coisas existentes e ainda por existirem. Jó 26.6 “O além esta desnudo perante Ele...” e Sl. 139.4 “Ainda a palavra não me chegou à língua, e Tu, Senhor, já a conheces toda.” e Sl. 147.5b “... o Seu entendimento não se pode medir” e 1 Jo 3.20c “... e conhece todas as coisas.”


Onipotente – Seg. Aurélio – Que tem poder absoluto e infinito; Autoridade ou soberania absoluta.

Incontestavelmente, um atributo exclusivo de Deus. Jó 42.2 “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos Teus pensamentos podem ser impedidos” e Lc. 1.37 “Pois para Deus, nada é impossível”


Imutável – Seg. Aurélio - Não sujeito a mudança; imudável

Raimundo F. de Oliveira, define: A imutabilidade é aquela perfeição, mediante a qual, Deus não está sujeito a qualquer mudança, não somente no seu Ser, mas também nas suas perfeições, propósitos e promessas. Ml. 3.6a “Eu o Senhor não mudo...” e Tg. 1.17c “...em quem não há mudança nem sombra de variação”



2. Deus é soberano em sua vontade.

Diz o comentarista...

“A despeito de haver da parte da humanidade e...” - Acreditamos que há uma redundância da parte do comentarista da lição bíblica, quando diz que o homem (a humanidade), é também responsável pelas tentativas de atrapalhar (frustrar) os planos e projetos de Deus, pois entendemos que o homem por si só, não possui o conhecimento suficiente, e o objetivo de atrapalhar a Deus. Sabemos que todas as vezes que o homem fez algo contrário à vontade de Deus, ele o fez induzido pelo próprio diabo. Gn. 3.1-6 – Fala da queda do homem, induzido(a) pela serpente (o diaboAp. 12.9).