sábado, 6 de outubro de 2007

4º Trim./2007 - Licão 1 - I. O CARÁTER DAS PROMESSAS DE DEUS

I. O CARÁTER DAS PROMESSAS DE DEUS

1. As promessas de Deus são um ato da Sua vontade.

Diz o comentarista...

Em 3.15 de Gênesis, diz respeito à primeira promessa que descortina a história da Salvação;

“...este te ferirá a cabeça”, fala da vitória esmagadora, conquistada pelo Senhor Jesus na cruz do calvário, dando oportunidade a humanidade, de mais uma vez ter comunhão com Deus.


2. Classes de promessas de Deus.

Diz o comentarista...

Certas promessas divinas são incondicionais;

Algumas pessoas acreditam que todas as promessas que Deus faz ao homem, Ele as cumprirá independente de qualquer coisa, porque “Deus não se arrepende”, “Deus não é o homem para que minta”. Um engano, porque Deus é aquele de em muitas passagens diz: “Se o povo...” como o escrito em 2 Cr. 7.14 e Jr. 18.7-10 “Quando Eu falar contra uma não, e contra um reino... se tal nação... se converter da sua maldade... Eu me arrependerei do mal que pensava... ... em algum tempo Eu falar de uma nação ou reino para a edificar e para plantar... então Eu me arrependerei do bem que ia lhe fazer.”

A promessa incondicional de Deus para um homem, ocorreu apenas com ABRAÃO: Gn. 15.5-18 “Assim será a tua descendência... A tua descendência dei esta terra...”. No texto de Gênesis, trata da escolha de alguns animais para algo que parecia um sacrifício, porém era na realidade, segundo as tradições, uma das formas que duas ou mais pessoas (partes) usavam para fazerem acordos ou pactos. Consistia no processo de que as pessoas envolvidas naquele pacto, deveriam passar juntas pelo meio dos cadáveres dos animais, ali divididos ao meio, confirmando assim o pacto entre eles, porém no caso de Abraão, diz a bíblia que ele foi tomado de um profundo sono e que ao por do sol: vs.17 e que depois “...houve densas trevas, e um FOGO FUMEGANTE e uma TOCHA DE FOGO apareceram, e passearam por aquelas metades.”

No caso desta passagem, Abraão não passou junto com Deus entre as metades dos animais, apenas Deus, se manifestou naquela ocasião, com isto, dizendo que independente da condição de Abraão poder cumprir a sua parte no pacto ou não, Deus iria cumprir com a Sua, fazendo da descendência de Abraão uma grande nação e que eles possuiriam aquela terra.


3. As promessa de Deus independem das circunstâncias.

Diz o comentarista...

Em muitas ocasiões Satanás tentou obstar “impedir ou atrapalhar”, a promessa de Salvação ao longo da história, mas fracassou...

Parece desconhecido à muitos, que o diabo tenha tentado atrapalhar o projeto de Deus. Há os que acreditam que “HOUVE FESTA NO INFERNO”, quando Jesus foi morto na cruz do calvário. Se houve alguma coisa no inferno, foi TRISTEZA, porque “sabiam” que o evento do calvário, havia confirmado a sua derrota por completo.

No tempo da rainha Ester (entre 485-465 aC.), um príncipe do reinado Persa, HAMÃ, filho de Hemedata, o agagita, intentou destruir a Mardoqueu ou (Mordecai), PRIMO (não tio, como alguns pensam: Et. 2.5-7) da rainha ESTER, e achando pouco, planejou também a destruição de todo o povo Judeu. Et. 3.6-15.

Antes do seu sacrifício, Jesus foi interpelado por Pedro para que não se submetesse a sua morte. Mt. 16.20-23 “Senhor, tem compaixão de Ti...” e Jesus retruca “Para Traz de mim, Satanás!”, era mais uma tentativa do Diabo de impedir os planos de Deus, agora tentando fazer com que Jesus não aceitasse o sacrifício da cruz.


Referência Bibliográfica:

BÍBLIA DE THOMPSON – Vida
BÍBLIA DE ESTUDO ALMEIDA – SBB