sábado, 6 de outubro de 2007

4º Trim./2007 - Lição 1 - II. PARA QUEM SÃO AS PROMESSAS DE DEUS.

II. PARA QUEM SÃO AS PROMESSAS DE DEUS.

1. Promessas Gerais.

Diz o comentarista...

São para todos os que crêem...

Há pessoas equivocadas que limitam a graça salvífica, outorgada por Deus para a humanidade mediante o sacrifico de Cristo, criando meios e métodos, distinguindo pessoas pelas características que elas apresentam, ou por costumes que elas possuem, limitando assim o projeto de Deus que é para todo o mundo: Jo. 3.16, quando João diz o MUNDO, refere-se a TODAS as pessoas na face da terra, criação de Deus.

Em apocalipse fala de uma grande multidão, que ninguém poderia contar Ap. 7.9 “... vi uma grande multidão... ... de todas as nações, TRIBOS, POVOS e línguas...”. Tribos e Povos, nos falam de CULTURAS diferentes, TRAJES diferentes, e etc. Mesmo a bíblia contendo estas e outras informações, há aqueles que acreditam que só os crentes de uma determinada “igreja” vão ao céu.

Há também algumas “igrejas/seitas” que afirmam que apenas 144.000, terão direito e acesso ao céu. Com esta heresia, as “TESTEMUNHAS DE JEOVÁ”, mais um movimento filosófico do que propriamente uma “igreja”, fundada por CHARLES TAZE RUSSEL, nascido em 1854, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos, tem esta tese como uma das bases de sua doutrina. Esquecem-se de ler Ap. 7.4-7 “... cento e quarenta e quatro mil (144.000), de todas as tribos DOS FILHOS DE ISRAEL...”. Também se esquecem de que se for feito um censo, dos “testemunhas de Jeová” ao longo do tempo, eles verão que o número de adeptos deste movimento, somando-se os que já morreram com os que ainda vivem, com certeza, ultrapassa os 144.000, e o que acontecerá com a sobra destes?

Faremos aqui uma sinopse dos últimos três tipos de promessas encontradas na lição.

2. Promessas individuais.

3. Promessas para Israel.

4. Promessas para a Igreja.


Existem muitos equívocos doutrinários, com relação às promessas e profecias bíblicas relacionadas a pessoas, ao povo Judeu (Israel) e a Igreja, e isto têm causado inúmeros problemas. Muitas vezes elas são trocadas, também pela dificuldade de interpretá-las.

Há aqueles que colocam as promessas e profecias, exclusivamente para o povo de Israel, como sendo acontecimentos também para a Igreja do Senhor Jesus. Uns dos textos mais confundidos são os de Mt. 24, em que alguns atribuem aquelas profecias bíblicas, também à igreja de hoje. Porém os acontecimentos de Mt. 24, estão relacionados, quase que na sua totalidade a nação de Israel, principalmente o que se refere ao período da grande tribulação. Dn. 9.20-27.

O Senhor Jesus, ainda entre os seus discípulos disse, com relação à igreja: Mt. 16.18 “... e as portas do inferna não prevalecerão contra ELA.”, ELA é a Igreja, que não poderá ser impedida pelo inferno em hipótese alguma. Ela como Igreja, é mais poderosa do que as barreiras criadas pelo inferno. Isso, porém, não quer dizer que um indivíduo, possa se arrogar do direito de, sendo parte desta igreja, ele ou ela só, tenha poder de prevalecer contra os principados e potestades.


Referência Bibliográfica:

Seitas e Heresias – Raimundo F. de Oliveira – CPAD
Religiões, Seitas e Heresias – J. Cabral – UNIVERSAL PRODUÇÕES