sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A Evasão na Escola Bíblica Dominical

FALANDO DA ESCOLA SECULAR...

Esta matéria é parte, e foi retirada do relatório produzido sobre o COMBATE A EVASÃO ESCOLAR, a cerca de 10 anos tomando como base o município de SANTA MARIA, situado no centro do estado do Rio Grande do Sul, onde a condição social do povo brasileiro, é muito melhor em relação aos Estados da região Nordeste. Em 1998, a rede municipal tinha 17.953 estudantes, somando-se os da zona urbana com os da zona rural. No ano de 1996, o índice de evasão escolar estava em torno de 4,02%, o que queria dizer que dos 17.953 que iniciavam o ano letivo, 722 alunos, jovens e crianças, abandonavam a escola. Foi criado um projeto pela Secretaria Municipal de Educação – Projeto Combatendo a Evasão Escolar. No primeiro ano da implantação deste projeto, o índice de evasão escolar caiu para apenas 1,34%. Em 1998, a evasão escolar reduziu-se a 0% (Zero).

Em todo o Brasil segundo o Ministério da Educação e Cultura, a reprovação e o abandono escolar, atingem 27% dos alunos.

Mais detalhes no link abaixo.

http://inovando.fgvsp.br/conteudo/documentos/20experiencias1998/16%20-%20combate%20a%20evasao%20escolar.pdf

É claro que muitas circunstâncias levam crianças, jovens, adolescentes e até adultos a abandonarem as salas de aula, detre eles problemas de visões, auditivos, financeiros, psicológicos, traumas e etc. A lista pode ser muito grande.


FALANDO DA ESCOLA DOMINICAL...

Qual ou quais os motivos que levam a evasão na ED?

Recentemente fizemos um estudo em uma igreja, entre seus membros e congregados sobre a sua participação na EBD.

Dentre os motivos para o não comparecimento freqüente a EBD, estão:
Nos quadros, estão somados a quantidade de respostas. Não colocamos todas!

8º lugar – Empatados: Aos domingos costumo dormir até mais tarde e Os assuntos apresentados na Lição não são interessantes.

Aparentemente as pessoas que não se interessam pela escola dominical, acham os assuntos irrelevantes. Talvez isso seja reflexo do resultado que ficou em 1º lugar em nosso questionário, aliado ao 7º lugar – “Não consigo entender...” e ao 5º lugar – “Nunca tive o costume de freqüentar...

7º lugar – Empatados: Não consigo entender e ou assimilar os assuntos ensinados, Tenho medo de receber oportunidade e O domingo eu uso para o meu lazer.

Acreditamos que o fato de o aluno não entender os assuntos ensinados, passa pelo conteúdo do professor - 1º lugar, aliado a problemas pessoais, culturais, sociais e psicológicos, até porque, a maioria dos que usaram desta resposta, também acentuaram o medo em receber oportunidades.

Quanto ao uso do domingo, direcionado exclusivamente para o lazer, denota a falta da cultura de se ir a ED – parte do 5º lugar – “Nunca tive o costume de freqüentar...”. Talvez por costumes familiares e ou crentes neófitos, ainda influenciados pelos costumes do velho homem.

6º lugar – O barulho durante a aula.

Este tem sido uma das maiores influência para a evasão escolar, pois atrelado ao barulho, outros problemas são somados: o barulho pode causar a falta de concentração e a não compreensão do assunto aplicado.

Veja mais no link: http://altairgermano.blogspot.com/2007/08/uma-escola-do-barulho.html


5º lugar – Empatados: No horário estou cuidando dos afazeres da minha casa e Nunca tive o costume de freqüentar a ED.

Esta questão, esta intrinsecamente ligada ao 8º e 7º lugar.


4º lugarA falta de organização por parte da direção da ED.

Esta opção, tem ligação com o 3º lugar, pois a organização da ED, passa muitas vezes pela estrutura física do templo. É claro que podemos ter um templo bem dividido, visando acomodar bem seus membros e congregados, contudo a direção da ED, não conseguir se organizar suficientemente a ponto de garantir o bem estar de seus alunos. Aliado a este problema também, existe o fato de que muitos pastores e líderes de congregações, não atuam visando o melhoramento das ED´s. Este trabalho deve ser feito em conjunto com as lideranças da igreja, buscando a melhoria, em todos os aspectos, dos trabalhos envolvendo não só a ED, como também os demais departamentos da igreja.

Veja mais no link: http://ebdweb.com.br/wp/2007/09/01/como-melhorar-a-escola-dominical


3º lugarA falta de estrutura física do templo.

O mesmo que o 4º lugar.

2º lugarA falta de ordem no horário de início e término da ED.

Este tem sido, em muitos lugares um grande causador da evasão na ED. Este tópico passa por parte do 4º lugar – “A falta de organização por parte da direção...”, quando a direção da ED, está perdendo-se em relação ao horário do trabalho da ED, estipulado pelas lideranças da igreja. Talvez esqueçam que, os componentes da ED, professores e alunos, também fazem parte de outros departamentos da igreja, e que estes poderão ter compromissos logo em seguida ao término da ED e ou no início da tarde. Este fato se complica, quando grande parte das nossas professoras e alunas, são donas-de-casa e que estas tem compromisso com a alimentação de sua família. Por esses motivos talvez, algumas irmãs tenham respondido o 5º lugar – “No horário da ED estou cuidando dos afazeres...


1º lugarA falta de conteúdo por parte do professor.

Infelizmente a campeã de todas. O professor deve ter em mente o que diz Rm. 12.7“...se é ensinar, haja dedicação ao ensino.” Segundo a versão dos melhores textos grego e hebraico, ou “...o que ensina esmere-se no fazê-lo.” Versão de Almeida – RA. Segundo do Dicionário Aurélio, dedicação significa - Qualidade de quem se dedica; abnegação, consagração, devotamento, Afeição profunda; veneração e amor. Ainda segundo Aurélio, esmerar-se, significa - Adquirir ou mostrar esmero em; aperfeiçoar; polir, apurar: Esforçar-se por fazer as coisas com perfeição; trabalhar com esmero; ser o mais correto possível, Aplicar-se, aperfeiçoar-se. Esse deve ser o sentimento e a atitude do professor na sua vocação ao ensino.

Lembro-me de que de todas as vezes em que abandonei a ED na minha juventude, foi porque estava cansado de chegar à escola e ver o professor "jogar conversa fora", falar de assuntos não relacionados a lição em questão e ou preencher o tempo dando oportunidades para os alunos falarem, sem se quer ele haver dado qualquer ensino.

Lembro-me também que já na minha vida ministerial, participei de uma reunião com líderes de departamentos da igreja, dentre eles dirigentes de ED´s. Quando o pastor responsável pela reunião, deu oportunidade para os líderes se expressarem, um superintendente (dirigente) da ED, levantou-se e pediu ao pastor que orienta-se aos dirigentes de congregações a exigirem dos membros e congregados a participação maciça na ED. Fui obrigado a retrucar e informar aos irmãos tudo o que falei no parágrafo anterior, e que, se nós melhorássemos o conteúdo do nosso ensino, automaticamente os alunos se interessariam e retornariam a ED.

Veja mais nos links:

http://www.adbacabal.com.br/escolabiblica/salaprofessores.htm

http://prmarcostuler.blogspot.com/2007/07/competncias-imprescindveis-ao-ensino-na.html
Que Deus nos Ajude a melhorar-mos e nos aperfeiçoar-mos, para melhor fazer a sua obra!

Um comentário:

Josué Rodrigues da Silva. disse...

Creio que os motivos levantados retrata em parte a opinião da maioria dos que não estão indo a EBD. porém, acredito que muitas destas opiniões são reflexo de uma propagação acentuada destes motivos. Na verdade muitos, principalmente os jovem, não tem a cultura de ir a Escola Biblica Dominical. Não que ela seja ultrapassada ou/e sem extrutura; difilcimente nos iremos ter condições de dispultar com os programas televisivos ou com o lazer comunitario. Precisamos, criar uma cultura nas pessoas. O crescimento da Igreja quem dá é Deus. não existe tecnica que vá trazer crescimento, no máximo uma agromeraçao momentanea.
Claro que nós professores e dirigentes, temos que nos empenhar ao máximo para levar o conteúdo de maneira clara, dinamica e objetiva. Estes indicativos deve chamar nossa atenção, e nós devemos sanar na medida do possível todos eles. Quanto a falta de preparo dos professores, penso ser reflexo da falta de compromisso dos capacitados e do despreparo dos dirigentes.

um abraço josue-rorigues@hotmail.com