sábado, 4 de julho de 2009

A PRIMEIRA CARTA DE JOÃO - 1ª Lição - 3º TRIM/2009

II. CONHECENDO O AUTOR DA CARTA:


=> DAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE JOÃO:

JOÃO PROVAVELMENTE NASCEU NA CIDADE DE BETSAIDA – hb. “CASA DE PESCA”, uma cidade construída por FELIPE, o tetrarca, a beira do Mar da Galiléia, no vale do alto Jordão, no território de Zebulom, Jo 1.44.

JOÃO era de uma família relativamente próspera, Mc. 1.19,20; Lc. 5.8-10 (seus companheiros - em outras traduções encontra-se - seus sócios). O nome de sua mãe era SALOMÉ. Ela acompanhava de perto o ministério de JESUS, Mt. 20.20,21 e junto com outras mulheres, ajudou no sustento financeiro do ministério de Cristo, Mc. 15.40,41.

JOÃO não pertencia a nenhuma escola rabínica, At. 4.13; Mas isso não queria dizer que ele era “ignorante” quanto as questões das leis judaicas.

Os artistas o pintaram com a fisionomia muito singela, com feições até muito afeminadas. Porém ele e seu irmão eram conhecidos como Boanerges, que quer dizer: “filhos do trovão”, Mc. 3.17; Talvez por possuírem a tonalidade da voz muito grave. Apesar disto, em algumas circunstancias, usaram de Intolerância e Rispidez, Mc. 9.38 ; Lc. 9.54.

Passou a ultima parte de sua vide na região da Ásia Menor, em particular na cidade de Éfeso. JOÃO é conhecido como “O APÓSTOLO DO AMOR”, apesar de ser intolerante com Heresias.


=> DA AUTORIA DE JOÃO:

Existem algumas linhas de estudiosos que levantam questionamentos quanto a real autoria do Evangelho e das Epístolas, se foi o mesmo JOÃO, o filho de Zebedeu, ou um velho presbítero da igreja de Éfeso, mencionado apenas na literatura. Quanto ao fato de que JOÃO, o filho de Zebedeu ter escrito o evangelho que leva o seu nome, é unânime entre as varia linhas de estudiosos. Isso deve-se ao fato da consistência nos 3 ciclos concêntricos:

1) Ciclo: O escritor do evangelho era Judeu.

2) Ciclo: O autor foi testemunha ocular, comprovada pela exatidão dos detalhes.

3) Ciclo: Feito por eliminação dos demais discípulos do circulo íntimo e pela citação das evidências restantes, vindo a confirmar a autoria de JOÃO.

Quanto aos argumentos usados para atribuir a autoria de JOÃO as epístolas, deve-se a analise conclusiva das passagens paralelas de Jo. 1.1 e 1. Jo. 1.1 ; Dentre outras questões como frases comuns ao evangelho e a epístola: “Filho UnigênitoJo. 3.16 e 1. Jo. 4.9” ; “Nascido de DeusJo. 1.12,13 e 1. Jo. 3.9 ; 5.18”.




III. O PROPÓSITO DA CARTA DE JOÃO

O estilo literário de que João usa para escrever a sua epístola, é repetitivo, dada a tamanha preocupação do escritor quanto a nova onda que tenta invadir a igreja de Éfeso. O que João escreve em 1. Jo. 1.5–2.29, ele repete segunda vez em 3.1–4.6, e uma terceira vez em 4.7-5.12.

João não descreve quais eram as doutrinas, nem quem eram os causadores desses problema. Mas pelas características do que escreve João em sua carta, começamos a ver as primeiras sombras do GNOSTICISMO e do UNICISMO.

Para entendermos melhor o que e porque JOÃO escreve, precisamos entender quais as bases destas doutrinas heréticas.




O GNOSTICISMO – Movimento filosófico, de base e princípios da nova era. O gnosticismo, ao que parece, é um pensamento tão ou mais antigo que a própria igreja cristã. O gnosticismo, esta presente dentre as principais e mais antigas seitas existentes no mundo: o hinduímos e o espiritismo. Como qualquer movimento filosófico, tem variantes.

No tempo de João, o gnosticismo, defendia que o conhecimento (gnose) é superior à virtude. Que a encarnação de Cristo é coisa incrível (impossível), porque a divindade (Deus) não pode ser ligada a nada material, tal como o corpo e que não existe a ressurreição da carne. Esta doutrina resultou no DOCETISMO, ASCETISMO e ANTINOMINIANISMO

Nos dias de hoje, podemos dizer que está havendo um “renascimento” do gnosticismo e este renascimento ocorreu em meados de 1950, em terras sul-americanas trazido por SAMUEL AUN WEOR. Em 1769, foram descobertos os primeiros papiros que falam dos gnósticos e de seus fundamentos. São 718 folhas em pergaminhos, datadas do século IV dC, atribuídas a VALENTIN.

O gnosticismo, acredita que há dois (2) deuses: um deus bom e o outro mau, e que o mundo foi criado pelo deus mau, um deus menor que eles chamam de DEMIURGO. (Este seria o nosso Deus da Bíblia.)

Para os gnósticos, a almas dos homens já existiam em um universo de luz e paz (Plenoma). Mas houve uma revolta, e assim os espíritos foram castigados sendo aprisionados em corpos humanos, como em uma cadeia pelo deus demiurgo, e que os impede de voltar para o seu estado inicial.

A Salvação dessas almas só seria possível mediante a libertação dessa cadeia que é o corpo e isso só seria possível através de um conhecimento (gnose, em gr.) secreto. Por este motivo seu principal objetivo é alcançar a auto-realização.


Segundo a Gnose, a auto-realização pode ser alcançada através de três (03) importantes fatores:

1) O Despertar das faculdades e poderes latentes (que é natural do ser) em nosso interior, através da transmutação de nossas energias.

2) A descoberta e eliminação de nossos defeitos, elementos que travam nosso processo espiritual.

3) Levar à toda humanidade a CHAVE, a Gnose, ou seja o conhecimento “espiritual”.

Estes três (03) fatores, formam a base sobre a qual, toda a doutrina gnóstica está edificada.

A gnose é conhecida como Doutrina da Síntese, visto que reúne os mais importantes aspectos de todas as religiões do passado e presente.



=> OS ENSINOS – Consistem de uma grande variedade de disciplinas esotéricas, todas apresentadas de maneira muito prática.

- meditação
- psicoterapia esotérica gnóstica
- magia sexual
- alquimia
- yoga
- tarot e qabalah
- astrologia e outros.


Segundo o gnosticismo “cristão”, o deus bom, supremo, teria enviado ao mundo o seu “mensageiro”, Jesus Cristo, como redentor (um eon), um “Avatar - Um Ser Perfeito, um Purna Avatar (descida completa de Deus) que carrega em Si a totalidade dos poderes divinos e os usa conforme Sua Vontade, a fim de despertar esta Consciência em toda a humanidade”, portador da gnoses (ciência, conhecimento).

Segundo os gnósticos, JESUS não teria tido um corpo de verdade, mas apenas um corpo aparente (docetismo); (doceta em gr) quer dizer aparente. Jesus teria então um corpo ilusório que não teria sido crucificado, ensino esse refutado por João – 1 Jo. 1.18-23

O Gnosticismo acredita também na reencarnação para a salvação.

O UNICISMO – Teoria encontrada em muitas religiões ditas cristãs que não crêem na trindade como a maiorias das demais igrejas cristãs. Os unicistas acreditam em uma “TRINDADE MODAL – (três modos)”.

Quanto a fundação do Unicismo, não há na história um fundador exclusivo, há sim um fato ocorrido no ano de 1913, durante uma reunião em um acampamento pentecostal, em Arroyo Seco – perto de LOS ANGELES, quando o pregador McLister, em seu sermão, afirmava que os apóstolos não batizavam em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Depois disto, John G. Scheppe, disse ter recebido uma revelação da parte de Deus acerca do verdadeiro batismo em nome de Jesus Cristo.

Crêem os unicistas que Deus se manifestou como Pai no Antigo Testamento. Quando Jesus nasceu, manifestou-se como Filho. Após a ascensão de Jesus, Deus se manifestou como Espírito Santo (modalismo)

Jesus é o Pai. Ele não Pré-existiu como filho. Tornou-se filho ao nascer em Belém. Interpretam (João 1.1) como sendo Jesus somente uma idéia ou concepção na mente de Deus, antes de seu nascimento.

O Espírito Santo é o próprio Jesus.

A salvação é pela fé em Jesus. Mas o batismo é apenas em nome de Jesus. Esquecem de Mt. 28.19 – “Batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Alguns crêem que é necessário falar em línguas para poder ser salvo.

Aqueles que não aceitam a Jesus como seu Salvador pessoal, não se batizam em nome de Jesus e os que crêem na doutrina da trindade – (três pessoas distintas), irão para o inferno.


OUTRAS CARACTERÍSTICAS:

Este grupo geralmente vive um estilo de vida legalista. As mulheres usam vestidos longos, não podem se que tocar com a tesoura no cabelo, as mulheres não podem usar maquiagem e em alguns grupos as mulheres usam véu.